Entre altas e quedas, o arroz segue temperando o mercado

Os preços do arroz em casca andaram fazendo um verdadeiro “balanço” no mercado brasileiro na última semana. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), algumas regiões registraram aumento nas cotações, impulsionado pela demanda de varejistas e atacadistas que correram para repor seus estoques.

Por outro lado, em alguns polos produtores, a história foi diferente: com a oferta superando a procura, os valores permaneceram estáveis ou até mesmo recuaram. Apesar disso, no geral, produtores e vendedores continuam segurando o produto, à espera de preços mais atrativos para fechar negócios.

Nos bastidores, já se fala na possibilidade de o governo intervir comprando arroz, o que poderia movimentar o mercado — mas, segundo especialistas, esse tipo de medida costuma ter efeito apenas no médio prazo. No curto prazo, o que poderia dar uma “mexida” mais rápida nos preços seriam as exportações.

O problema é que, na semana passada, a queda na taxa de câmbio esfriou os embarques e, de quebra, diminuiu a liquidez no mercado interno. Ou seja, por enquanto, o arroz segue sendo um ingrediente de incertezas, com o mercado na expectativa dos próximos capítulos.

Deixe um comentário